top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Paludetto

Como a inteligência artificial pode ajudar no seu processo de revisão de contratos



Como você pode ter ouvido até agora, a inteligência artificial (AI) está à beira de revolucionar a profissão jurídica. A IA, também conhecida como computação cognitiva, é quando os computadores começam a fazer coisas que antes exigiam a inteligência humana. Na profissão legal, a IA pode e está sendo usada na revisão de documentos para classificar grandes blocos de dados e identificar partes relevantes desses dados.

No entanto, encontrar agulhas relevantes em um palheiro de dados não é o mesmo que fornecer compreensão e análise diferenciadas dessas descobertas. Para isso, a profissão jurídica ainda precisa de pessoas. As pessoas gostam de parceiros e associados para fornecer análise e estratégia de alto nível, e pessoas como advogados contratados para treinar software de inteligência artificial para descobrir a relevância.

Uma estimativa de um estudo recente da McKinsey & Co afirma que 23% da produção de trabalho de advogado pode ser automatizada usando AI. Muitos especialistas jurídicos acham que a revisão de documentos é uma área em que a tecnologia de computação cognitiva pode ser implementada com grande benefício. Isso é particularmente relevante na área de e-discovery, na qual os documentos eletrônicos foram primeiramente analisados ​​por associados caros, depois por advogados contratados menos caros e agora, cada vez mais, pelo uso da computação cognitiva.

O pensamento atual é, no entanto, que quando se trata de revisar documentos, não faria sentido deixar o software de IA solto sem supervisão em uma montanha de dados e documentos. Profissionais legais são necessários para treinar o software para encontrar padrões úteis, de modo que o software de IA seja uma ajuda e não um incômodo.

Isso oferece uma grande oportunidade para as empresas aumentarem ainda mais a eficiência ao trazer equipes de advogados contratados. Os parceiros e associados podem treinar esses advogados contratados sobre o que eles precisam no processo de revisão de documentos, e os advogados contratados podem então treinar o software de AI, garantindo que o processo seja o mais possível e eficiente.

Grandes players já estão usando essa estratégia de revisão de documentos supervisionada por advogados, e aumentada por Inteligência Artificial para fornecer o serviço mais eficiente e econômico para seus clientes. Como Andrew Arruda, um dos fundadores da principal empresa de inteligência artificial, Ross Intelligence, diz: “Estamos trabalhando para que os advogados ensinem o computador a pensar como um advogado. Isso seria um grande passo para a humanidade ”.

O fundador de startup de tecnologia de Harvard Law e AI AI Adam Nguyen concorda. “Não se trata de substituir, mas de transformar. Cerca de 20 a 30 anos atrás, os advogados tinham que redigir manualmente os documentos, mas não fazemos mais isso. Nós não realizamos pesquisas legais indo aos livros. Ainda temos que redigir documentos e realizar pesquisas legais? Sim, e na verdade estamos fazendo muito mais. Eu diria que a tecnologia transformou nossos empregos e nos permitiu… agregar mais valor ”.

É claro que a IA chegou como uma ruptura na profissão legal. Empresas inteligentes ganharão o que os pesquisadores do MIT Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee chamam de “corrida contra a máquina” , empregando equipes de advogados contratados para formar novas tecnologias de ponta, fornecendo assim o melhor e mais econômico serviço para seus clientes.


0 visualização0 comentário
bottom of page